Dicas de economia de água

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Dicas de como economizar água nesse verão:

  1. Feche a torneira enquanto você ensaboa as mãos;
  2. Para escovar os dentes, use um copo;
  3. Reduza o tempo de banho;
  4. Varra a calçada em vez de lavá-la;
  5. Repare as torneiras com vazamentos;
  6. Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente: limpe-as as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra para enxaguar;
  7. Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las;
  8. Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar. Use pouco sabão e do biodegradável;
  9. Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite;
  10. Lavar o carro em um lava-jato é melhor do que lavar em casa;
  11. Reutilize água;
  12. Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã
  13. Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;
  14. Não desperdice alimento. Isso é desperdiçar água também, pois todo processo produtivo utiliza água.
  15. Compre menos, recicle e reutilize mais. Tendo em mente o conceito de água virtual, fica fácil entender que comprar significa, também, gastar água. Por isso o consumo de bens deve ser pensado e repensado.

 

  1. Comece por uma lista de ações

Converse com os seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho em cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia.

Ao fim de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido

  1. Reutilize a água

Ensine as crianças os afazeres nos quais se utiliza ou não água potável. Vocês podem reutilizar a água para usá-la na limpeza da casa, por exemplo.

  1. Cultive um jardim

Para ensinar as crianças que água é vida, faça um jardim com elas, mostrando que os vegetais não vivem sem água e que isso compromete a disponibilidade de alimentos.

  1. Entre em contato com a natureza

Visite parques na sua cidade e programe passeios em contato com a natureza para demonstrar às crianças a importância de conservar as áreas naturais e a relação delas com as fontes de água.

  1. Escolha o que e quando comprar

Faça compras de mercado com as crianças. Escolha os alimentos explicando que para eles estarem prontos para a venda foi utilizada água no processo de produção. Você pode contar para elas que para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mil litros de água. Já a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Faça escolhas conscientes e explique às crianças porque um produto é mais aconselhável de ser consumido do que outros.

É fundamental tornar as crianças conscientes da importância da água e  da sua preservação. Fazendo a nossa parte, elas podem seguir um caminho mais sustentável do que a nossa geração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *